Imagem ilustrativa do conteúdo, sem valor semântico

Vivi Coordenação pedagógica. Identidade, saberes e prática

• Autores: GM5 Teste
  • Edição: Fundação Santillana e Moderna
  • Ano: 2023
  • Organização: Patrícia Diaz e Tereza Perez
  • Tradução: Vivi Teste Tradução
  • Parceria: Vivi Teste Parceria

Esta obra é dedicada a você, profissional que ocupa a importante posição para o êxito escolar, tem como propósito contribuir para o fortalecimento de sua identidade na atuação em parceria com a direção, a equipe docente e outros atores da comunidade escolar, e para que conquiste, continuamente, os tempos, espaços e conhecimentos necessários para realizar o movimento de ação-reflexão-ação, constituinte de sua prática.

Trata-se de uma publicação desenvolvida para a Editora Moderna e a Fundação Santillana pela Comunidade Educativa CEDAC, que desde 1997 promove ações formativas voltadas aos profissionais da Educação. Depois de publicar, com excelente acolhida e expressivas tiragens, dois livros sobre a atuação da direção escolar – O que revela o espaço escolar? – Um livro para diretores de escola, em 2013, e Direção para os novos espaços e tempos da escola, em 2022, o foco agora é a coordenação pedagógica. Esta deve atuar com a direção escolar, com quem forma a dupla gestora, na implementação do projeto político-pedagógico (PPP), na condução da gestão democrática entre todos e nas tomadas de decisão no cotidiano escolar. Além disso, a coordenadora/o coordenador tem funções e atribuições específicas e se relaciona com outros atores do sistema educacional.

É com base nesse desenho, então, que esta obra reúne fundamentações, informações e provocações para dialogar com você, que ocupa esse cargo. Apesar de cada segmento escolar da Educação Básica ter suas especificidades no âmbito da coordenação pedagógica, também se busca aqui contemplar a atuação em todos eles, de modo mais geral, e apresentar exemplos que podem ser adequados às diferentes necessidades.

Além do livro, ainda é possível escutar a segunda temporada do “Na escola”, um podcast para educadoras e educadores. Nos novos episódios, vamos refletir sobre os desafios e a importância do papel do coordenador pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Nossas Redes

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.