Artigos

  • Foto ilustrativa da ação

    Educação, sustentabilidade e antirracismo

    Essas dimensões se entrelaçam quando pensamos em um desenvolvimento justo, inclusivo e transformador para um país historicamente marcado pela exclusão social e racial, que também se faz presente na pauta ambiental e em suas consequências.

  • Foto ilustrativa da ação

    Por uma Educação antirracista

    Fundação Santillana cria o Repositório Digital Antirracista, que reúne artigos, filmes, vídeos, legislações e relatos de práticas e informações produzidos por organizações e movimentos sociais dedicados a enfrentar e superar o racismo persistente na sociedade brasileira.

  • Foto ilustrativa da ação

    A Educação do patrono da escola pública

    Criador de um modelo inovador para a Educação integral, que considerava fundamental para a liberdade, Anísio Teixeira dizia que “só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”.

  • Foto ilustrativa da ação

    Uma Educação antirracista discute o racismo, não o silencia nem nega

    Ao serem redimensionados em uma perspectiva antirracista, tanto currículos como projetos pedagógicos, avaliações, aprendizagens, formações de professores e relações com os estudantes estarão em sintonia com a garantia dos direitos humanos.

  • Foto ilustrativa da ação

    Educar e reeducar um planeta para viabilizar o futuro

    As escolas começam a se transformar para se tornar sustentáveis e é preciso apoiar esse esforço. Por isso, este ano será realizada a segunda edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, aberto a instituições de ensino do Brasil, México e Colômbia.

  • Foto ilustrativa da ação

    Axel Rivas está empenhado em colocar o foco educacional no presente

    (Artigo em Espanhol) Conversamos com Axel Rivas sobre um documento recentemente publicado que ele dirigiu, “As chaves da educação. Estudo comparativo sobre a melhoria dos sistemas subnacionais de educação na América Latina" ​​(OEI), e em muitas outras coisas que este documento nos leva: a capacidade que os governos terão de colocar em prática o aprendizado que aparece nele, o presente e futuro da educação, as necessidades educativas do momento e a aprendizagem como prazer. “Na educação não é preciso procurar atalhos. Devemos buscar entender a caixa preta da sala de aula e ajudar os professores a melhorar”.