Podcast da Fundação Santillana está de volta teste gm5
Segunda temporada tem entrevistas com educadores que aplicam atividades de combate à discriminação racial em várias partes do Brasil
Os quatro primeiros episódios da segunda temporada do podcast “Educação e Relações Étnico-Raciais”, da Fundação Santillana, já estão no ar nos principais agregadores de podcast. Na série, são apresentados depoimentos de educadores que desenvolvem projetos e práticas pedagógicas que visam a combater o racismo.
Os 15 projetos ou cases escolhidos foram selecionados no início deste ano, depois de um processo seletivo entre inscritos de todo o país. Os responsáveis pela aplicação das atividades antirracistas são entrevistados pela jornalista Carol Marcelino.
O primeiro episódio é com a consultora de Políticas Antirracistas da Fundação Santillana, Nilma Lino Gomes; e o diretor de Políticas Públicas da Fundação, André Lázaro.
Nilma dá destaque à Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Este ano, a lei está completando 20 anos. Segundo Nilma, apesar de muitos educadores, especialmente na escola pública, terem feito inúmeros esforços, poucos avanços são percebidos. “Pesquisas mostram que tanto no ensino superior quanto na educação básica, as ações que ocorrem são resultado de compromissos individuais de alguns educadores, mas não houve um enraizamento institucional da educação antirracista”, explica ela.
Para André Lázaro, a consciência sobre o racismo se expandiu, mas ainda não há consciência racial. “Os brancos não se dão conta de que eles fazem parte do jogo. Para nós, brancos, não está claro o que é ser antirracista, porque há formas muito delicadas e sutis de racismo. Estamos em um processo de aprendizagem ainda”, conclui.
Nos episódios seguintes são ouvidos os profissionais que lideram projetos ou práticas que vão desde o uso de textos autorais que tratam de ancestralidade, capoeira, literatura, até a confecção de bonecos de pano, com foco na melhora da autoestima e conexão com raízes culturais.
A primeira temporada do podcast “Educação e Relações Étnico-Raciais”, da Fundação Santillana, terminou em dezembro do ano passado. Foram oito episódios com a participação de especialistas em educação e enfrentamento ao racismo em sala de aula, como a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, referência em estudos das relações étnico-raciais no Brasil.